.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Pedir desculpa não machuca

Quando criança, costumava dizer que desculpa não tira a dor, normalmente quando brigava ou me machucava brincando com minhas amigas ou meus vários primos e primas. Na época a frase  fazia muito sentido, já que a única dor que conhecíamos era a dor física, aquela que machuca a pele, o joelho, o olho e logo passa, no máximo uma cicatriz, mas não tinha problema, crianças até gostam de exibir suas pequenas cicatrizes como honrados troféus.
Mas felizmente crescemos, e infelizmente as coisas deixam de ser tão passageiras, e tão fáceis de se resolver. Ganhamos mais idade, mais liberdade, mais curvas, mais experiências, e passamos a acumular coisas não tão boas assim. Conhecemos novas feridas, constatamos que a dor as vezes demora a passar, e não temos  a menor vontade de exibir as terríveis cicatrizes que algumas experiências nos deixam.

As vezes passamos por maus bocados, as vezes ouvimos e dizemos coisas desagradáveis, ferimos e somos duramente feridos por aqueles que mais amamos, que mais estimamos. Normalmente logo passa e tudo se resolve, salve um ou outro caso de perda total do relacionamento, seja ele familiar, amoroso, ou entre amigos.

No entanto, embora desentendimentos sejam normais, não podemos deixar de tentar mediar os conflitos que causamos ou que nos são causados, não podemos simplesmente fingir que nada aconteceu e seguir em frente. Diferente do simples universo infantil, desculpas, na maioria das vezes,  faz toda diferença, no mundo complicado dos adultos, um pedido de desculpa, quando não tira a dor alivia bastante.

Sei que o terno é banalizado e que se pede desculpa por tudo, como se fosse uma saudação tão comum como o "oi, tudo bem" que dizemos toda manhã ao vizinho do lado. No entanto a palavras ainda se faz necessária, quando existe grosseria, quando damos alguma mancada, devemos pedir desculpa à pessoa, dizer que sentimos muito, mostrar arrependimento.

É fato que  normalmente só nos desculpamos com as pessoas que não nos são próximas. Se pisamos no pé de alguém no mercado nos desculpamos rapidamente, mas se somos grosseiros e desagradáveis com nossos amigos, familiares, namorado (a), marido ou esposa, simplesmente deixamos o tempo passar, puxamos conversa normalmente e seguimos sem problema algum.

Um erro terrível, afinal o fato de alguém sempre estar perto, sempre dar  apoio,  e principalmente o fato desta pessoa te amar, não faz com que ela se torne imune a maus tratos, imune a falta de respeito, e falta de gentileza e nem ao eventual mau humor.

 As pessoas que amamos e nos são próximas também se magoam, e de vez enquanto precisam saber que nos importamos com elas, que nos importamos com seus sentimentos e que embora nossas ações as vezes digam o contrário, queremos bem a essas pessoas.

Logo se  errou, se desculpe, mesmo que pareça desnecessário, mesmo que pareça que tudo está bem. Pedir desculpa não doí, não machuca, afinal  o que fere realmente não é aquilo que é dito e sim o o aquilo que fica subentendido, aquilo que é ignorado, aquilo que vai se acumulando até ficar sufocante. Temos que aprender que dizer o que é obvio é mais importante do que tentar compensar as pessoas com outros mil gestos, as vezes menos é mais, em alguns casos "desculpa" é quase mágica.

Menina de 15 anos com câncer faz lista de desejos na internet

Mais uma historinha muito interessante que gostaria de socializar com vocês.
Vendo algumas páginas na net, deparei-me com um artigo que fala da vida de Alice Pyne, uma adolescente britânica de 15 anos, que está em estado terminal em virtude de um câncer.
720000736
Ela tem um blog e escreve, como milhares de pessoas, alguns momentos de sua vida.
Depois que ela soube que não iria resistir muito tempo ao câncer, que teria pouco tempo de vida, elaborou uma lista com 17 desejos, coisas que ela gostaria de fazer antes de morrer.
O moral da história (e depois de ler sobre ela, é claro!) são vários, entre eles, que às vezes desejamos ser “o melhor” no que fazemos, “o maior” entre todas as pessoas, isso sempre e em todos os momentos, e quando reparamos no que realmente importa, essas coisas que julgamos críticas na verdade não fazem diferença, elas de fato não nos faria ser mais felizes do que somos agora.
Os desejos de Alice não são nada grandiosos, alguns são pequenas ações, coisas triviais que qualquer um de nós poderia fazer, até, várias vezes ao dia, na semana ou num mês. Coisas simples pra nós que para ela, que está no ‘anunciado’ fim de sua vida, seriam essenciais.
AlicePyne_jpg_1284914gm-c
Enfim, deixo para vocês que chegaram até aqui, e se interessaram pelo post, uma reflexão sobre nossas vidas, sobre o que é realmente importante, o que nos faz ser mais ou menos felizes.
O link do blog de Alice Pyne é: http://alicepyne.blogspot.com/

Lista de desejos de menina com câncer terminal faz sucesso na internet
Uma adolescente britânica de 15 anos em estado terminal de câncer atraiu mais de 230 mil visitantes para o seu blog no qual relata sua busca em conseguir completar uma lista de 17 coisas que pretende fazer antes de morrer.
Alice Pyne lançou seu blog na última segunda-feira, após seus médicos terem considerado que não há mais tratamentos possíveis para o linfoma descoberto há quatro anos.
“Eu sei que o câncer está me vencendo e não parece que eu vou vencer esta”, diz ela em sua apresentação no blog. “É uma pena, porque há tanta coisa que eu ainda queria fazer”, escreveu ela.
Ela prometeu documentar “o tempo precioso com minha família e meus amigos, fazendo as coisas que eu quero fazer”. “Você só tem uma vida… viva a vida”, complementa.
Em uma mensagem postada após o sucesso do blog, ela escreveu: “Nossa, eu pensei que estava só fazendo um pequeno blog para alguns amigos! Muito obrigado por todas suas adoráveis mensagens para mim”.
Entre os desejos da menina está nadar com tubarões, encontrar a banda Take That, visitar uma fábrica de chocolates e inscrever sua cachorra, Mabel, em um concurso.
Ela também incluiu em sua lista “fazer todo mundo se inscrever para se tornar doador de medula”.
VEJA A LISTA DE DESEJOS DE ALICE
tab

Não paute sua vida, nem sua carreira, pelo dinheiro. Ame seu ofício com todo o coração. Persiga fazer o melhor. Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como conseqüência. Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser nem um grande bandido, nem um grande canalha.
Napoleão não invadiu a Europa por dinheiro. Hitler não
matou 6 milhões de judeus por dinheiro. Michelangelo
não passou 16 anos pintando a Capela Sistina por
dinheiro. E, geralmente, os que só pensam nele não o
ganham, porque são incapazes de sonhar. E tudo que fica
pronto na vida foi construído antes, na alma.

Saber Viver, por Charles Chaplin

Fazia tempo que gostaria de publicar um poema desse grande homem do mundo, Sir Charles Chaplin e sempre esquecia ou estava num micro diferente do que salvei o texto.
Gosto de me referir a pessoas que estiveram à frente do seu tempo, homens ou mulheres que viveram e marcaram sua passagem com grandes feitos e fizeram a diferença para o tempo em que estiveram aqui, como PESSOAS DO MUNDO.
Pessoas como Gandhi, Nelson Mandela, Madre Tereza de Calcutá, Martin Luther King, Bispo Desmond Tutu, John Lennon, Dalai Lama, Sérgio Vieira de Melo, entre tantos outros prestaram grandes e incomensuráveis serviços ao mundo e contribuiram em maior ou menor grau para que nossa sociedade global fosse hoje, um pouco mais justa, fraterna e pacífica.
Assim, explicando por que considero Charles Chaplin também um Homem do Mundo, gostaria que lessem essa mensagem: Saber Viver.
230279_2047876954291_1165459454_3446076_3608252_n