.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Saudade...

Saudade é uma coisa que machuca. Há saudade doce e há aquela que fere. Quando se tem alguém, mesmo na ausência, sabemos que a pessoa está trabalhando, viajando, no trânsito ou seja lá onde for, mas ela estará junto de nós em breve. Quando um relacionamento chega ao fim, passa a existir a dor de saber que não haverá mais espera, não é que seu amor está atrasado, ele não virá, pois tem outro endereço. E aí dói profundamente. É incrível, pois mesmo quando o amor acaba, resta saudade de tudo aquilo que já foi e não é mais, dos momentos vividos, mesmo sem desejar vivê-los novamente. Mesmo quando existe a certeza da decisão tomada. Ainda assim o vazio se faz presente, tomando conta não apenas de nós, mas do ambiente.Estamos separados e a partir de agora, não haverá mais desentendimentos, mas também não haverá mais diversões. Enfim, eu poderia ficar aqui horas e horas lembrando uma série de situações tristes, alegres e engraçadas...
Um amor mesmo quando termina deixa marcas ,Se pudesse olhar dentro de mim agora,saberia o quanto lhe quero bem, o quanto desejo sua felicidade e o quanto você esteve, está e sempre estará em minhas orações. Se pudesse olhar dentro do meu ser nesse instante, saberia que não guardo mágoas e rancores, guardo apenas as boas recordações. E apesar do fim, "você foi o maior dos meus casos e das lembranças que eu trago na vida, você é a saudade que eu gosto de ter". Certas coisas não se explicam, são e pronto. E fica essa falta, não propriamente de você, mas da nossa história que foi marcante e inesquecível.

Por que as pessoas mentem?

Eu estava pensando o porquê as pessoas mentem. Será pelo simples prazer? Será por comodismo? Qual será a razão? Depende do caso.
Existem mentiras bobas, dessas que podem não causar estragos passando desapercebidas. Pois não interferem na vida de alguém de modo direto. Existem aquelas mentiras que apenas deixam fulano ou ciclano numa posição melhor como se fosse "o cara". Esse tipo é uma ilusão pra pessoa que conta, mas pra quem ouve não faz diferença. Porém, existem mentiras que podem abalar a vida de alguém. E eu tento compreender a razão que leva uma pessoa dizer algo que não é verdade. Seria com o objetivo de prejudicar uma pessoa? Muitas vezes sim. Há quem sinta felicidade ao ver o outro triste. Também há aquelas situações em que a intenção é boa, uma pessoa quer ser e fazer a outra feliz, no entanto, mesmo acreditando que tudo acabará bem, que as coisas se ajeitarão, isso não ocorre e aí sim uma catástrofe se abate sobre elas. Por esse motivo, dizer a verdade é sempre a melhor opção desde o início. Assim, feridas poderão ser evitadas em todos os envolvidos. Evitar que uma situação fique insustentável e depois não se consiga mais encontrar meios pra se colocar as coisas em seu devido lugar é fundamental. Analisar bem o que vai ser dito requer um planejamento muitas vezes. Mesmo pra quem conta mentirinhas inofensivas é bom saber que a verdade sempre aparece de repente, numa simples conversa.
Nunca faça pra alguém o que não quer que façam pra você. Nunca permita que uma pessoa confie sua vida a você se a recíproca não for verdadeira. Não diga pra uma pessoa que cuidará dos negócios dela se não puder cumprir, só pra agradá-la. Não diga que resolverá este ou aquele problema se a pessoa não puder contar com você seja pela razão que for. Não diga para seu pai que o substituirá na empresa, se sua vocação não for essa, pois isso o impedirá de encontrar alguém capacitado para ocupar esse lugar. jamais diga "eu te amo" se isso for apenas o que você gostaria de sentir, mas não sente porque em seu coração há um outro alguém que não era pra estar ali. Enfim, jamais prometa o que não poderá ser cumprido só porque você acredita que esse momento vai chegar, pois as pessoas têm sonhos, sentimentos e podem se magoar. Um dia, alguém poderá lhe dizer algo que não vai acontecer e você também se sentirá perdido, enganado.
Esse tipo de atitude pode ferir muito alguém que fez planos baseados nas suas palavras. Portanto, só fale aquilo que realmente sentir, que estiver em seu coração e em seus propósitos como uma meta em sua vida.

Um simples desabafo...


Tem dias que algo simples acontece, nada fora do comum, uma atitude básica de alguém, atitude que não é inesperada, muito pelo contrário, tão previsível... Ou uma simples ida ao mercado, uma frase que lemos, uma música que escutamos, isto é, algo corriqueiro mas que nos faz acordar pra vida. E refletimos, "por que será que não vimos o óbvio o tempo todo escancarado diante de nós?" E aí descobrimos que ninguém engana ninguém, nós é que nos enganamos. Ninguém mente pra ninguém. Nós criamos a mentira e vivemos nela. Até que um dia temos um estalo e acordamos.
As pessoas precisam estar mais atentas ao que acontece ao redor, precisam ser mais observadoras. De qualquer modo, tudo o que acontece nos faz crescer como seres humanos, nos serve como aprendizado, nos torna maduros. Até mesmo as coisas ruins têm seu lado bom, o lado do conhecimento e reconhecimento.
Essa semana eu aprendi uma lição e estou feliz por não ter ido até o fim com uma ideia absurda. E saio dessa lição mais fortalecida e consciente. Nem tudo é o que parece ser e nem todas as pessoas são como se mostram. Porém, a vida é linda, cheia de oportunidades e não devemos fechar os olhos pra isso.
Sempre vale à pena viver e jamais nos deixar abater mediante qualquer eventualidade ou adversidade. Se hoje não acabou bem, o amanhã existe e está a caminho.
Parafraseando o escritor Oscar Wilde, "viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe". 

Pequenas coisas que nos fazem felizes...

A vida é tão complicada as vezes, problemas repentinos que surgem e nos pegam de surpresa, problemas com as quais lidamos por tanto tempo e temos que driblá-los. Nunca estamos satisfeitos, sempre queremos mais.
Nossa vida, em grande parte, é uma busca constante. Busca por um grande amor, por uma oportunidade profissional, por um lugar ao sol. Além de desejos corriqueiros, tais como "aquela bolsa linda", "aquele corte de cabelo" ou ainda "aquela viagem pra não sei onde". Enquanto isso, o tempo passa diante de nossos olhos e não percebemos. Vivemos tão preocupados com nossos desejos, nossas procuras e não observamos o sol brilhando de manhã, mal sentimos o cheiro de terra molhada quando chove, sequer prestamos atenção ao canto de um pássaro ou simplesmente a mais um dia de vida ao lado das pessoas que nos são queridas, importantes.
Gostamos de alguém, dos pais, dos filhos, de amigos e não dizemos. Aquele abraço apertado, beijo ou sorriso acaba ficando pro dia seguinte porque estamos apressados, porque perdemos a hora. Tomar um bom café da manhã sentados à mesa numa conversa informal já não acontece, cada um toma um gole de café em horários diferentes e sai pra luta. Porém, o tempo é implacável e leva nossos dias pouco a pouco. Não falo de envelhecer, pois isso faz parte da vida, indica mais conhecimento, mais maturidade e também é bom. Eu falo sobre desperdício, sobre deixar de dizer um "como eu gosto de você", deixar de dar um passeio na beira do mar ou onde for, continuar deixando aquele abraço apertado e beijo pra amanhã. Não assistir ao filme que se quer ou ler o livro pretendido porque o dia tem só 24 horas...
As pequenas coisas que nos fazem felizes são fundamentais, são elas que nos dão forças pra enfrentarmos situações difíceis ou de mudança brusca. São elas que nos fazem sentir bem, fortes e felizes. Prontos para o que der e vier.
Bom pensar nisso!

Recomeço


Os relacionamentos duram o tempo necessário para que as pessoas sejam felizes. Ou aprendam com eles.
A vida é feita de ciclos e os momentos que vivemos vão se renovando. Portanto, temos que seguir adiante. O que acabou deve ficar no passado, teremos doces recordações de boas situações vividas, as ruins nos servirão como lição, porém, temos que abrir o coração para uma nova etapa. Precisamos nos doar ao máximo numa relação para quando ela chegar ao fim, termos a consciência tranquila, a certeza de que tentamos. O que não podemos é dar murro em ponta de faca, investir num relacionamento que não nos traz mais alegria. Assim como também não devemos obrigar alguém a viver em função dos nossos desejos, nem nos relacionarmos com alguém que pensa em outro alguém. Os dois devem estar preparados para recomeçar, deixando as paixões antigas lá atrás.
Mais cedo ou mais tarde, acertaremos na escolha e aí não teremos mais que viver um fim. O importante é deixarmos a mente e o coração livres pra quando esse momento chegar e ele fatalmente chegará, no tempo certo.
Muitas vezes, uma amor antigo, adormecido, desperta para nunca mais partir, pois precisava de um tempo pra que o casal se organizasse, se entendesse e analisasse a dimensão desse sentimento, descobrisse até que ponto um estaria disposto a ceder em prol do outro. Não deixa de ser um recomeço. O importante é saber diferenciar ilusão de sentimento.
O amor é um presente de Deus, é a melhor coisa do mundo, mas só quando nos faz felizes.

Divagações sobre o amor...


O amor está presente na maioria dos textos escritos desde que o homem aprendeu a maravilhosa arte de escrever. Há opiniões, as mais diversas sobre o tema. Sobre ele, já escreveram filósofos, literatos, psicólogos, médicos, sociólogos, jornalistas, gente do povo, amantes, amados...
Não há, entretanto, quem tenha explorado mais o assunto do que os artistas.
O amor tem sido narrado, encenado, pintado, esculpido, cantado, declamado... Todas as formas de amar, todos os seus encantos e desencantos. Amor alegre e amor triste, amor gritado aos quatro ventos, amor calado, amor correspondido ou desprezado, amor partilhado ou solitário, amor... amor... amor...
Talvez quem mais tenha decantado o amor foram os poetas:

Amor é fogo que arde sem ver...
Que não seja imortal posto que é chama...Esse texto é de uma escritora chamada Sueli Constancia Lopes Alves, quando o li, achei bárbaro e desejo compartilhá-lo com os amigos. Concordo plenamente.

Só quem ama é capaz de ouvir e de entender as estrelas...
Eu quero amar, amar perdidamente! Amar só por amar: Aqui... além...
Oh amor, desenredado jardim que se consome...
Quem nessa vida amou e não sofreu, passou pela vida, não viveu...

Sublimes Camões, Vinícius, Olavos, Florbelas e tantos mais! Sábios são os poetas ou por serem poetas é que são sábios!
O amor vale sempre a pena. Mesmo que traga dor, tem que ser vivido com sofreguidão.
Às vezes, o amor é como um rio que passa e cuja águas não retornam. E se não passarão de novo, nelas quero mergulhar profundamente, e dessa corrente beber até que a última gota se esgote.
Não sei viver o amor placidamente, a placidez é pra quem acha que se arriscar não vale à pena porque tem a alma pequena - o mestre Fernando Pessoa que me perdoe o atrevimento.
Não quero a mansidão dos estoicistas, quero a intensidade dos epicuristas!
Não quero a placidez dos rios, quero a voracidade do mar, que invade a areia sem pedir licença, que lança suas ondas sem vergonha de rebentar e em espumas se desfazer.
Não sou o rio sereno, sou a agitação do oceano!
Não sou a calmaria, sou a fúria de amar!

Faxina



Recebi esse texto por e-mail de uma amiga, achei bárbaro. Gostaria muito de saber quem é o autor/a para parabenizá-lo/a.Com muita sutileza e uma riqueza de detalhes, a pessoa demonstra os sentimentos, expectativas, anseios e decisões. Quem nunca sentiu necessidade de fazer uma faxina na própria vida?Aproveito pra esclarecer que não estou postando com frequência porque tenho realizado diversos trabalhos e me falta o tempo, mas estou aqui.Estava precisando fazer uma faxina em mim... Jogar alguns pensamentos indesejados fora. Lavar alguns tesouros que andavam meio enferrujados... Tirei do fundo das gavetas lembranças que não uso e não quero mais. Joguei fora alguns sonhos, algumas ilusões... Papéis de presente que nunca usei, sorrisos que nunca darei... Joguei fora a raiva e o rancor das flores murchas que estavam dentro de um livro que não li...Olhei para meus sorrisos futuros e minhas alegrias pretendidas. E as coloquei num cantinho bem arrumadinhas.Fiquei sem paciência! Tirei tudo de dentro do armário e fui jogando no chão:Paixões escondidas, desejos reprimidos, palavras horríveis que nunca queria ter dito, mágoas de um amigo, lembranças de um dia triste... Mas, lá também havia outras coisas... E belas! Um passarinho cantando na minha janela. Aquela lua cor de prata, o pôr-do-sol...Fui me encantando e me distraindo, olhando para cada uma daquelas lembranças...Sentei no chão para poder fazer minhas escolhas. Joguei direto no saco de lixo os restos de um amor que me magoou. Peguei as palavras de raiva e de dor que estavam na prateleira de cima, pois quase não as uso. E também joguei fora no mesmo instante!Outras coisas que ainda me magoam coloquei num canto para depois ver o que farei com elas, se as esqueço lá mesmo ou se mando para o lixão. Aí, fui naquele cantinho, naquela gaveta que a gente guarda tudo o que é mais importante: O amor, a alegria, os sorrisos, um dedinho de fé para os momentos que mais precisamos... Como foi bom relembrar tudo aquilo!Recolhi com carinho o amor encontrado, dobrei direitinho os desejos, coloquei perfume na esperança, passei um paninho na prateleira das minhas metas, deixei-as à mostra para não perdê-las de vista. Coloquei nas prateleiras de baixo algumas lembranças da infância, na gaveta de cima as da minha juventude e, pendurado bem à minha frente, coloquei a minha capacidade de amar e de recomeçar!