.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Pedir desculpa não machuca

Quando criança, costumava dizer que desculpa não tira a dor, normalmente quando brigava ou me machucava brincando com minhas amigas ou meus vários primos e primas. Na época a frase  fazia muito sentido, já que a única dor que conhecíamos era a dor física, aquela que machuca a pele, o joelho, o olho e logo passa, no máximo uma cicatriz, mas não tinha problema, crianças até gostam de exibir suas pequenas cicatrizes como honrados troféus.
Mas felizmente crescemos, e infelizmente as coisas deixam de ser tão passageiras, e tão fáceis de se resolver. Ganhamos mais idade, mais liberdade, mais curvas, mais experiências, e passamos a acumular coisas não tão boas assim. Conhecemos novas feridas, constatamos que a dor as vezes demora a passar, e não temos  a menor vontade de exibir as terríveis cicatrizes que algumas experiências nos deixam.

As vezes passamos por maus bocados, as vezes ouvimos e dizemos coisas desagradáveis, ferimos e somos duramente feridos por aqueles que mais amamos, que mais estimamos. Normalmente logo passa e tudo se resolve, salve um ou outro caso de perda total do relacionamento, seja ele familiar, amoroso, ou entre amigos.

No entanto, embora desentendimentos sejam normais, não podemos deixar de tentar mediar os conflitos que causamos ou que nos são causados, não podemos simplesmente fingir que nada aconteceu e seguir em frente. Diferente do simples universo infantil, desculpas, na maioria das vezes,  faz toda diferença, no mundo complicado dos adultos, um pedido de desculpa, quando não tira a dor alivia bastante.

Sei que o terno é banalizado e que se pede desculpa por tudo, como se fosse uma saudação tão comum como o "oi, tudo bem" que dizemos toda manhã ao vizinho do lado. No entanto a palavras ainda se faz necessária, quando existe grosseria, quando damos alguma mancada, devemos pedir desculpa à pessoa, dizer que sentimos muito, mostrar arrependimento.

É fato que  normalmente só nos desculpamos com as pessoas que não nos são próximas. Se pisamos no pé de alguém no mercado nos desculpamos rapidamente, mas se somos grosseiros e desagradáveis com nossos amigos, familiares, namorado (a), marido ou esposa, simplesmente deixamos o tempo passar, puxamos conversa normalmente e seguimos sem problema algum.

Um erro terrível, afinal o fato de alguém sempre estar perto, sempre dar  apoio,  e principalmente o fato desta pessoa te amar, não faz com que ela se torne imune a maus tratos, imune a falta de respeito, e falta de gentileza e nem ao eventual mau humor.

 As pessoas que amamos e nos são próximas também se magoam, e de vez enquanto precisam saber que nos importamos com elas, que nos importamos com seus sentimentos e que embora nossas ações as vezes digam o contrário, queremos bem a essas pessoas.

Logo se  errou, se desculpe, mesmo que pareça desnecessário, mesmo que pareça que tudo está bem. Pedir desculpa não doí, não machuca, afinal  o que fere realmente não é aquilo que é dito e sim o o aquilo que fica subentendido, aquilo que é ignorado, aquilo que vai se acumulando até ficar sufocante. Temos que aprender que dizer o que é obvio é mais importante do que tentar compensar as pessoas com outros mil gestos, as vezes menos é mais, em alguns casos "desculpa" é quase mágica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário