.

domingo, 26 de maio de 2013

Escrevedora

Já falei aqui nesse blog da minha necessidade de escrever, às vezes não sei nem sobre o que mas PRECISO। Estou lendo um livro “Carta a D.” de André Gorz, e ontem eu li um trecho onde ele fala exatamente sobre isso...e eu achei genial:

“O principal objetivo do escritor não é o que ele escreve. Sua necessidade primeira é escrever. Escrever, isto é, ausentar-se do mundo e de si mesmo para eventualmente, fazer isso a matéria de elaborações literárias. É apenas num segundo momento que se poe a questão só tema a ser tratado. tema é a condição necessária, necessariamente contingente da produção de escritos. Não importa qual o tema é melhor, desde que ele permita escrever. Durante seis anos, ate, 1946, eu mantive um diário. Escrevia para conjurar a angustia. Não importava o que; eu era um escrevedor. O escrevedor só se tornará escritor quando a sua necessidade de escrever for sustentada por um tema que permita e exija que essa necessidade se organize num projeto. Somos milhões a passar a vida escrevendo sem nunca terminar nem publicar nada”.

Eu sou uma escrevedora. Amo escrever. Como ele disse, escrever conjura a angustia... Parece que tudo se torna mais claro... Os sentimentos e as opiniões mais organizadas e simples. Parece que o pensamento é muito vago, passageiro e mutável, a palavra não. Ela é mais convicta, firme, duradoura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário